sábado, 16 de julho de 2016

O que é preciso para ser feliz?

“Um dia uma criança me parou
Olhou-me nos meus olhos a sorrir
Caneta e papel na sua mão
Tarefa escolar para cumprir
E perguntou no meio de um sorriso 
O que é preciso para ser feliz?

Amar como Jesus amou
Sonhar como Jesus sonhou 
Pensar como Jesus pensou
Viver como Jesus viveu
Sentir o que Jesus sentia 
Sorrir como Jesus sorria
E ao chegar ao fim do dia 

Eu sei que dormiria muito mais feliz“

Foi assim que Padre Zezinho  respondeu na sua música "Amar como Jesus amou", sobre como ser feliz. Simples e objetivo.

Se você acredita em Jesus, pense comigo. Como Jesus amou, pensou, sentiu?

Ele precisou de dinheiro? Fama? Automóveis? Viagens paradisíacas? E outras tantas ilusões que divulgam na mídia.

Certo que dinheiro faz parte da nossa vida, mas pense se você esta realmente sabendo administrá-lo ou se esta vivendo em função dele.

Fama, amigos e gargalhadas em festas, fotos super legais... Mas quem realmente esta ao seu lado em momentos difíceis e que realmente esta feliz com as suas conquistas?

Viagens e mais viagens, maravilhosas para se reconstruir até o momento que você tem consciência do que esta fazendo. Até onde aprende algo de valor com outras culturas e respeita o modo de viver de cada cidadão. Quando você acredita que “precisa mostrar” para outras pessoas que pode ir onde quiser, já perdeu a consciência do que esta fazendo e dos seus valores, deforma que nenhuma viagem é capaz de preencher de alegria como a alegria que pode ser compartilhada com alguém.

De maneira simples, uma pessoa consciente, que busca melhorar seus valores a cada dia, que entende que só é possível crescer auxiliando e aprendendo com o próximo, ajudando-os na sua evolução certamente se aproxima da felicidade. Será isso? Tão simples? Será que é simples mesmo?

No livro “Sobre a Brevidade da Vida”, O filósofo Sêneca faz alguns comentários a respeito do que é viver. Entre os comentários segue o trecho: 

Seus próprios prazeres são desassossegados e agitados por vários terrores e, mesmo em meio à maior euforia, assalta-lhes o inquieto pensamento: "até quando, tudo isto?" Por causa desse sentimento, os reis lamentaram seu poderio, e a grandeza de sua fortuna não lhes era grata, mas aterrorizaram-se com o fim que um dia lhes adviria. . Qual o motivo de também suas alegrias serem temerosas? É que não brotam de causas sólidas; pelo contrário, o próprio vazio de onde nascem perturba-as. E como pensas serem aqueles momentos (miseráveis, segundo sua própria confissão), já que os próprios motivos pelos quais são exaltados e se (4) colocam acima dos homens são muito impuros? Todos os maiores bens estão cheios de ansiedade, e as maiores fortunas são as menos, dignas de crédito; para alimentar a felicidade, faz-se necessária uma outra felicidade, e em paga a uma promessa realizada, outras promessas devem ser feitas. Pois tudo o que nos sucede por obra do acaso é instável, e quanto mais alto nos elevamos, tanto mais estamos sujeitos a cair. É claro que o que está condenado a cair não agrada a ninguém. Portanto é necessariamente a mais miserável e não apenas a mais breve, a vida dos que obtêm com grande esforço algo que conservam com um esforço ainda (5) maior. Em meio a grandes labutas, conseguem o que desejam e ansiosos conservam o que conseguiram; entretanto não têm consciência de que o tempo nunca mais há de voltar.

Sêneca nos leva a pensar em nossas conquistas, nossos valores, nosso sentimentos e como estamos amando. Assim como propõem Padre Zezinho. 

Quanto do seu tempo está realmente vivendo?

“Ouvindo o que eu falei ela me olhou
E disse que era lindo o que eu falei
Pediu que eu repetisse, por favor
Mas não dissesse tudo de uma vez
E perguntou de novo num sorriso 
O que é preciso para ser feliz?

Amar como Jesus amou
Sonhar como Jesus sonhou 
Pensar como Jesus pensou
Viver como Jesus viveu
Sentir o que Jesus sentia 
Sorrir como Jesus sorria
E ao chegar ao fim do dia 

Eu sei que dormiria muito mais feliz

Depois que eu terminei de repetir
Seus olhos não saíram do papel
Toquei no seu rostinho e a sorrir
Pedi que ao transmitir fosse fiel
E ela deu-me um beijo demorado
E ao meu lado foi dizendo assim

Amar como Jesus amou.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário