sábado, 27 de agosto de 2011

Enchente à vista!

As enchentes e inundações provocadas por rios e córregos que atravessam as zonas urbanas são um grande problema nas cidades. Um dia de chuva intensa que leva ao aumento do nível de água nos rios pode destruir moradias, escolas, ruas e estradas e até danificar redes de abastecimento de água e coleta de esgotos, trazer prejuízos à produção e o transporte de produtos, assim como a disseminação de doenças de veiculação hídrica.

A destruição de áreas verdes e a ocupação desordenada das áreas urbanas contribuem efetivamente a este grande problema que ocorre principalmente em regiões costeiras. Além do acumulo de lixo nas ruas, que estão entre os responsáveis pela contaminação da água, há a omissão do poder público na gestão urbana e a falta de saneamento básico adequada.

Em Janeiro de 2011 ocorreram no Brasil umas das maiores inundações, no Rio de Janeiro e em São Paulo, causando até a morte de centenas de pessoas.





É necessária a aplicação de Políticas Públicas e a ampliação de informação sobre as leis e a realidade ambiental à população. Somando a importância de valorizar a educação ambiental e a limpeza de desassoreamento dos rios, preservar a áreas verdes, implementar estruturas de drenagem de drenagem da água e melhoras sistemas de saneamento.

E com o mesmo compromisso dos governantes, de solucionar este problema, nós cidadãos, também podemos contribuir, participando de conferencias municipais e conselhos, repassando informações, além de atentar quanto a os devidos cuidados com o lixo, levando em consideração os “3 Rs” (Reduzir, Reciclar e Reutilizar o lixo).

A natureza será sempre a mais forte enquanto o ser humano não se conscientizar da necessidade de trabalhar a favor do meio ambiente. A partir dessa conscientização é que a natureza se torna de fato a “Mãe”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário